Antes de falarmos sobre os equipamentos para cervejaria artesanal, vamos a alguns números interessantes sobre esse setor: o Brasil é um dos países que mais consome cerveja no mundo.
Isso tem estimulado o crescimento de cervejarias artesanais, que produzem bebidas diferenciadas e, muitas vezes, com grau de qualidade elevadíssimo.
É por isso que muitas pessoas têm investido na compra de equipamentos para fabricação de cerveja artesanal, seja para diversificar suas fontes de receita ou como um hobby.
Mas, o que é preciso para montar uma cervejaria?
Lista de equipamentos para produzir cerveja artesanal
- Aerador de mosto;
- Airlock;
- Arrolhador;
- Balança de precisão;
- Barris;
- Bomba para trasfega;
- Caldeira de mistura e caldeira de fervura;
- Chiller
- Filtro;
- Fogareiro;
- Misturador de água quente e fria;
- Moedor de grãos;
- Painel de comando;
- Plataforma de serviço;
- Refrigerador;
- Tanque de água quente;
- Tanque de fermentação e maturação;
- Tanque de glicol;
- Tanque de pressão e serviço;
- Termômetro;
- Trocador de calor.
Alguns nomes da lista podem ser incomuns. Vamos conhece-los melhor?
Caldeirões
São necessários no mínimo dois caldeirões de alumínio com torneira. Em um deles ocorrerá a fervura e no outro a brassagem, que pode ser resumida como a mistura de grãos e água.
Moedor de grãos
Entre os equipamentos para cerveja artesanal automatizada, está o moedor de grãos. Sem o moedor, é impossível tirar aromas e sabores dos grãos, necessários para a produção da cerveja.
Balança de precisão
Para garantir que a sua receita seja feita de forma correta, é preciso mensurar adequadamente os ingredientes. Sem uma balança de precisão, isso se tornará muito difícil.
Sendo assim, inclua a balança na sua lista de materiais para cerveja artesanal!
Filtro
Mesmo para uma microcervejaria artesanal, um equipamento indispensável é o filtro. Ele garantirá que apenas o melhor dos grãos seja incorporado à bebida. Há dois tipos mais populares entre os cervejeiros: o filtro bazooka e o fundo falso.
Termômetro
Assim como a balança, o termômetro ajuda a garantir precisão à receita. Sem as temperaturas corretas, a sua cerveja pode sair com o sabor totalmente errado — e isso é péssimo para quem quer montar uma cervejaria artesanal.
Pá cervejeira
É uma pá usada para mexer nas misturas. Ela pode ser de inox ou de plástico.
Mangueiras cervejeiras
Para a produção de cerveja artesanal, há kits de equipamentos em que a mangueira já está inclusa. Elas são usadas para transferência do mosto para a panela de fervura e recirculação.
Fogareiros de alta pressão
Os fogões comuns não têm a intensidade necessária para atingir as temperaturas requeridas na produção de uma panela cervejeira automática. É preciso que cada panela esteja em seu próprio fogareiro.
Isso ajudará a sua cervejaria a ter um produto com mais qualidade, além de um consumo de gás mais econômico. O consumo de GLP em cervejarias precisa ser estudado para evitar desperdícios.
Chiller
Usado para esfriar o mosto rapidamente após a fervura. O chiller de imersão é uma serpentina que é conectada a uma torneira e colocada dentro da panela. A água corrente passa pela serpentina, trocando calor com o mosto e resfriando-o.
Fermentador
É um tipo de recipiente que pode ser usado tanto no processo de fermentação quanto no de maturação. Dependendo do tamanho da produção, você pode usar baldes, bombonas e fermentadores cônicos — que, aliás, facilitam muito a vida dos cervejeiros na hora de fazer as purgas.
Airlock
É uma espécie de válvula que deve ser adicionada a todos os fermentadores. Ela tem a função de deixar escapar os gases gerados na fermentação, sem deixar que o ar de fora entre no fermentador.
Refrigerador
Como as temperaturas são mais altas no Brasil, é importante investir em uma geladeira ou freezer para controlar os processos de fermentação e maturação.
Compre um termostato para instalar no freezer e ter um controle mais preciso das temperaturas nesses processos.
Aliás, os refrigeradores estão na lista básica de equipamentos para cozinha industrial.
As vantagens de usar o GLP em cervejarias
O alto poder calorífico do GLP e a possibilidade de controle de temperatura tornam o GLP o energético mais indicado para o processo de brassagem (ou maceração), etapa de extrema importância que requer atenção máxima com a temperatura da água.
Copa Energia te auxilia da instalação ao abastecimento
Temos o gás na medida certa para o produtor de cervejas artesanais, seja ele pequeno, médio ou grande.
Para os homebrewers, aqueles que produzem suas bebidas em casa, o botijão retornável de 45 quilos é o mais indicado.
Já para uma produção de maior escala pode contar com cilindros transportáveis abastecidos no local de 190 quilos, bem como tanques estacionários de 500 quilos a 60 toneladas de armazenagem.
Aliás, segundo Vicente Longatti Neto, Gerente Nacional Comercial Empresarial da Copa Energia, os nossos especialistas possuem o conhecimento técnico apropriado para avaliar a necessidade de consumo de gás, de acordo com o tamanho do empreendimento e o volume de produção. “Dessa forma, eles conseguem dimensionar e instalar a Central de GLP no local mais adequado e com toda a segurança necessária”, ressalta.
Ao ser cliente Copa Energia, você conta com:
- Reabastecimento automático de sua central de GLP
- Assistência técnica 24h, 7 dias por semana
- Segurança nas instalações seguindo todas as normas vigentes
- Operação em 24 estados e no Distrito Federal