Donos do restaurante analisando os dados no tablet

Saber o que é o CMV do restaurante é fundamental para organizar e garantir o bem-estar financeiro do estabelecimento. Esse método influencia diretamente a gestão econômica, principalmente as despesas e a receita do negócio. 

Os donos de restaurantes ainda têm dificuldades em manter as finanças em ordem, o que pode comprometer as atividades do empreendimento, o estoque e a margem de lucro mensal. 

Sendo assim, criamos este artigo para te explicar mais sobre essa métrica, a sua importância e por que esse cálculo deve ser aplicado com frequência nos restaurantes. Veja!

O que é CMV?

O CMV, Custos da Mercadoria Vendida, é um cálculo simples que inclui o lucro, a receita e a gestão do estoque de um estabelecimento. Ou seja, ele permite que o comerciante saiba os resultados das vendas do seu negócio. 

Esse método é aplicado em todos os tipos de restaurantes e também avalia as etapas de produção. Além disso, ele informa com clareza se o restaurante teve lucro ou prejuízo em um período. 

Quanto mais equilibrado o CMV de um restaurante, melhores serão as chances de lucro para o empreendimento. Caso contrário, é um alerta para possíveis problemas na saúde financeira da empresa e na qualidade dos serviços.

A importância de fazer o cálculo semanalmente

Acompanhar o movimento financeiro é crucial para avaliar as despesas de um restaurante. É preciso atenção e cuidados extras, como evitar desperdícios e gastos desnecessários que podem impactar no lucro mensal. 

Manter a gestão financeira em dia ajuda a entender o que pode melhorar e, além disso, é uma boa estratégia para avaliar reduções, manter preços justos e fazer economia. Dessa forma, o restaurante ganha vantagens e também contribui para a sustentabilidade do ramo alimentício. 

Por isso, faça o CMV semanal do seu restaurante e mantenha um bom desempenho financeiro para investir e expandir as atividades do seu negócio.

Como calcular o CMV de um restaurante?

Saber como calcular o CMV exige, antes, acompanhar as atividades do restaurante na área operacional e no setor de compras. O principal foco são as receitas e as despesas lançadas em notas fiscais de entrada ou saída.

Assim, o cálculo do CMV é simples e pode ser feito considerando os seguintes itens:

  • estoque inicial do mês (EI);
  • custo das mercadorias compradas (CM);
  • estoque final (EF).

Já a fórmula é:

  • CMV= EI + CM - EF.

Ao contrário do que alguns donos de restaurante imaginam, o CMV não envolve todas as despesas do local. Por isso, é preciso saber o que entra e o que não está incluso no cálculo.

Quais custos entram no cálculo do CMV?

O cálculo do CMV de um restaurante engloba tudo o que se refere aos alimentos, em:

  • fornecedores;
  • cardápios;
  • preços;
  • controle de estoque.

As despesas também incluem os ingredientes dos pratos, embalagens e insumos necessários para o preparo. Além disso, a marca de alguns produtos, como arroz ou feijão, também é considerado, já que cabe ao restaurante utilizar opções mais em conta sem comprometer a qualidade dos alimentos.

E o que não entra no cálculo CMV?

Vai abrir um restaurante e está na dúvida sobre qual o CMV ideal para o comércio? Primeiramente, não confunda as contas desse cálculo com outras despesas do estabelecimento, sendo elas:

  • impostos, como ICMS, Cofins e PIS;
  • gastos com telefonia, internet e aluguel;
  • frete;
  • parcelas de empréstimos;
  • comissões sob vendas;
  • despesas com energia elétrica, água e forno industrial a gás;
  • manutenção ou compra de equipamentos.

Quais os tipos de CMV?

O cálculo do CMV de um restaurante pode ser aplicado de quatro formas:

  • individual: aplicado nos ingredientes dos pratos;
  • global: para calcular cada item do estoque;
  • teórico: usado para restaurantes com alta definição de cardápio;
  • real: complexo, abrange alguns fatores como estoque, compras, produção, finalização, receitas erradas e roubo. 

O cálculo do CMV Real pede um conhecimento maior, sendo indicado para estabelecimentos tradicionais e de sucesso no mercado.

Como reduzir o CMV?

Se você perceber que o CMV do seu restaurante está muito elevado ou baixo, isso pode ser um indicador de problemas. Faça um levantamento das despesas e siga as seguintes dicas: 

  • refaça a planilha de compras para um método consciente;
  • organize o seu estoque para evitar desperdícios;
  • mantenha um controle no uso dos ingredientes;
  • atualize a ficha técnica dos alimentos;
  • renegocie as tarifas dos fornecedores;
  • use a tecnologia para armazenar as informações em planilhas eletrônicas;
  • reveja os preços do cardápio.

Qual o CMV ideal para um restaurante?

O CMV para um restaurante deve ser entre 30% e 40%, porém, se estiver abaixo dessa média, ainda indica uma boa possibilidade de lucro. Mas se o resultado ultrapassar esse limite, é considerado um risco para o negócio. 

A verdade é que não existe um CMV ideal para um restaurante, já que o objetivo é manter um alinhamento às metas para cada mês e os índices podem variar conforme as proporções e estrutura do empreendimento. Para isso, é necessário manter o acompanhamento das atividades e evitar prejuízos nas operações do negócio.

Exemplo aplicado de cálculo do CMV

Se você tem um faturamento de R$ 100 mil, começou o mês com R$ 40 mil no estoque e precisou comprar mais R$ 20 mil em produtos, o CMV será de R$ 30 mil, isto é, o que sobrou estocado. Se preferir, utilize a “Regra de 3” para simplificar, sendo:

  • R$ 40 mil + R$ 20 mil - R$ 30 mil = R$ 30 mil ou;
  • R$ 100 mil - R$ 30 mil (CMV) / 100% = 30%.

Agora que você entendeu o que é o CMV de um restaurante e compreendeu que essa análise é indispensável para manter o seu negócio em dia e sem risco de problemas financeiros, continue acompanhando o nosso blog e confira outros artigos da nossa trilha de como montar um restaurante!

Crédito imagem de capa: iStock.com/LumiNola

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