padeiro fazendo pão

Índice

  1. Faça um plano de negócio
  2. Escolha uma boa localização
  3. Resolva todas as exigências legais e específicas
  4. Escolha os seus fornecedores
  5. Escolha e entenda o seu público-alvo
  6. Se posicione na internet
  7. Construa um cardápio diferenciado
  8. Faça o planejamento dos equipamentos
  9. Invista no relacionamento com o cliente e no bom atendimento
  10. Invista em bons profissionais
  11. Controle seus investimentos e lucros
  12. Faça um cardápio digital
  13. Invista em delivery

 

Muitos empreendedores buscam saber como montar uma padaria e não é à toa: o setor de panificação é um dos que mais cresce no Brasil. De acordo com dados do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (IDEAL), o segmento faturou R$58 bilhões apenas entre janeiro e maio de 2023.

Uma pesquisa disponibilizada pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria vai além e afirma que, todos os dias, cerca de 40 milhões de brasileiros entram em padarias. Portanto, a importância do segmento é evidente para o país.

Mas, na hora de montar o seu próprio negócio, muitas variáveis entram em jogo, como equipamentos para padaria, localização, equipe e planejamentos para potencializar o lucro, e é pensando nisso que separamos o passo a passo para montar uma padaria e ter sucesso na empreitada. Veja!

Passo a passo de como montar uma padaria

Existem alguns passos essenciais para montar uma padaria, indo desde a escolha do lugar até o seu perfil nas redes sociais. Veja!

1. Faça um plano de negócio

O primeiro passo para montar uma padaria é fazer um plano de negócio realista. Neste caso, é preciso levar em conta pontos como:

  • orçamento;
  • público-alvo;
  • diferencial da sua padaria;
  • estoque e cardápio;
  • concorrentes;
  • gastos — considerando tudo o que precisa para montar uma padaria, salário dos funcionários, pagamento dos fornecedores, etc.

2. Escolha uma boa localização

A localização da sua padaria é ponto-chave e vai ajudar a definir outras pendências, como público-alvo e possíveis custos. Por exemplo, se é um local próximo a universidades, é interessante ter lanches rápidos e práticos para estudantes. O aluguel comercial também é variável, dependendo da procura por imóveis na região.

De toda forma, é importante optar por regiões com bastante movimento e com número considerável de residências. Afinal, cerca de 66% dos consumidores dão preferência às padarias tradicionais que estão próximas à sua casa, segundo dados da Firjan.

3. Resolva todas as exigências legais e específicas

De acordo com o Sebrae, há algumas exigências legais que você precisa cumprir na hora de montar a sua padaria. Veja as principais, abaixo!

  • Solicitação do CNPJ;
  • Registro na Junta Comercial;
  • Registro na Receita Federal;
  • Alvará de funcionamento da prefeitura;
  • Cadastro na Caixa Econômica Federal;
  • Registro no Corpo de Bombeiros Militar.

Vale se atentar, também, as outras regras, como as normas da ANVISA — que tratam de pontos para montar uma cozinha industrial até funcionamentos básicos de estabelecimentos de comida —, o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto da Micro e Pequena Empresa.

4. Escolha os seus fornecedores

A qualidade do seu serviço está diretamente ligada aos seus fornecedores. Isso vai desde pequenas empresas, que produzem a farinha utilizada nas receitas, até a organização responsável pela instalação de GLP em padarias.

No caso dos ingredientes, é importante pensar no tipo de negócio que você deseja tocar (com grandes fornecedores ou produtores locais, por exemplo). Isso dependerá da escala da sua produção diária, além das suas próprias preferências mercadológicas.

5. Escolha e entenda o seu público-alvo

Entender o seu público-alvo é uma das coisas mais importantes para obter sucesso na empreitada. Afinal, você precisa saber para quem está vendendo e como atrair esse consumidor. Nesse caso, é necessário pensar no poder aquisitivo médio, no estilo de vida e nas preferências. 

Por exemplo, em padarias do tipo gourmet, a renda dos clientes é maior e o grupo deseja ter uma experiência, além de experimentar a comida em si. Já nas tradicionais, conhecidas pelo pão fresquinho, o poder aquisitivo pode ser menor, mas é priorizada a familiaridade com o local, além da proximidade com a casa dos clientes.

6. Se posicione na internet

Atualmente, estar na internet é essencial para ser notado. Aposte nas redes sociais mais usadas no Brasil, como Facebook e Instagram, e certifique-se de que a sua padaria poderá ser encontrada pelo Google Meu Negócio. Além disso, mantenha as informações atualizadas no site de pesquisa — como horário de funcionamento, endereço e contato.

Por fim, não esqueça do WhatsApp! Segundo a Opinion Box, 79% dos consumidores brasileiros interagem com empresas pelo aplicativo, tornando-o uma ferramenta essencial no contato com o cliente.

7. Construa um cardápio diferenciado

No cardápio da padaria, é interessante contar com itens básicos, como pães frescos e frios. Porém, ter um diferencial no seu negócio aumenta as chances de sucesso. Para isso, vale fazer uma análise detalhada da concorrência e entender o que o seu público-alvo demanda, a fim de trazer opções estratégicas no cardápio.

8. Faça o planejamento dos equipamentos

Antes de colocar a mão na massa, você deve listar os equipamentos para padaria mais importantes no dia a dia. Entre eles estão:

  • batedeira;
  • amassadeira;
  • balança;
  • forno industrial a gás;
  • fatiadora;
  • máquina de cortar frios;
  • refrigeradores e congeladores;
  • cafeteira.

Com a lista de equipamentos para a padaria pronta, você conseguirá visualizar melhor os gastos e os investimentos necessários.

9. Invista no relacionamento com o cliente e no bom atendimento

Um bom empreendimento precisa ouvir os seus clientes — sejam elogios, críticas ou sugestões de melhorias. No dia a dia, em conversas no caixa ou pelas redes sociais, valorize a opinião do consumidor. E, além disso, instrua a sua equipe a fazer o mesmo. Responda comentários, esteja sempre à disposição e faça pesquisas de satisfação com frequência.

10. Invista em bons profissionais

Os funcionários são a alma do negócio. Por isso, na hora de contratar cada profissional, pense antes no que deseja daquela pessoa, fazendo uma avaliação criteriosa. Também é importante ter treinamentos, a fim de explicar os valores da empresa e dar dicas de como cada um deve se comportar.

Isso é ainda mais crucial quando se trata de colaboradores que estarão em contato com o público, como operadores de caixa e administradores das redes sociais.

11. Controle seus investimentos e lucros

Regra comum em qualquer empreendimento, é necessário controlar tudo o que entra e sai no caixa. Na fase de planejamento, por exemplo, deve-se considerar quanto custa para abrir uma padaria — com orçamento para aluguel, equipamentos e pesquisas de mercado.

Depois, soma-se também o salário dos funcionários, os gastos com fornecedores, o investimento em marketing, as contas recorrentes e os demais gastos fixos. Cada centavo deve ser levado em conta para garantir que o caixa da empresa esteja sempre positivo.

12. Faça um cardápio digital

O cardápio digital pode ser usado para que os clientes façam seus pedidos ou, ainda, como forma de divulgar os pratos digitalmente. É uma alternativa prática, rápida e, em casos que substitui os cardápios de papel, sustentável.

Alguns pontos, entretanto, merecem atenção: escolha boas fotos dos produtos e invista em descrições detalhadas dos ingredientes, para que o cliente saiba exatamente o que pedirá.

13. Invista em delivery

Desde a pandemia, o delivery se tornou quase obrigatório para empresas do setor alimentício. Além de aproximar o seu negócio de quem mora mais longe, é uma forma de divulgar a sua padaria para toda a cidade.

Caso você não saiba como ter um delivery exclusivo, vale contar com empresas de motoboy para entregas, investir no contato pelo WhatsApp ou em aplicativos que permitam o controle dos pedidos.

Agora que você já sabe como montar uma padaria, comece a empreender já e conte com parceiros que entreguem produtos de qualidade e segurança como os da Copa Energia, que é especialista em GLP empresarial.

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