Gás GLP é o famoso gás de cozinha, presente em muitos lares e estabelecimentos. É caracterizado por ficar concentrado dentro de botijões, na maioria das vezes, quando não é transportado a granel. 

Porém, engana-se quem pensa que ele está restrito somente a cozinhas para a produção de alimentos. O GLP (sigla para Gás Liquefeito de Petróleo) possuí outras funcionalidades, e é isso que você vai descobrir neste conteúdo que preparamos. Veja!

Índice

  1. O que é gás GLP?
  2. Quais são os benefícios do gás GLP?
  3. Como o comércio e a indústria utilizam o gás GLP?
  4. Quais são as diferenças entre o gás natural e o GLP?

O que é gás GLP?

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é formado por uma mistura de gases: butano e propano. Ele não tem cheiro e nem cor. Por isso, quando está vazando e achamos que sentimos o cheiro de gás, na verdade, é a substância colocada para “alertar” sobre o possível vazamento. 

Mesmo sendo um tipo de gás, ele é comercializado, em grande maioria, na forma líquida, dentro dos famosos botijões. O gás GLP possui uma composição que permite que isso aconteça, por meio da pressão sofrida dentro do recipiente.

Ele, normalmente, é obtido em refinarias próprias para a sua criação, por meio do petróleo, como o seu próprio nome diz. Essa é a principal forma de obtenção do gás aqui no Brasil. 

Quais são os benefícios do gás GLP?

Os benefícios do GLP não estão restritos para o uso residencial e comercial, mas também na indústria. Suas vantagens estão diretamente ligadas ao meio ambiente, ao custo-benefício e à praticidade do uso.

  • Custo-benefício: o preço do GLP costuma ser mais barato em comparação a outras fontes de energia;
  • Segurança: o gás é bastante seguro, por isso é comum nas residências. Ele não tem nenhum risco para a saúde, por exemplo;
  • Potência: o alto poder calorífico do GLP otimiza o uso, gastando menos gás para aquecer;
  • Sustentabilidade: o GLP tem uma produção muito baixa de CO₂, afetando muito menos a camada de ozônio, os solos e as águas; 
  • Disponibilidade: você pode contratar o serviço de GLP a granel e ter gás, à disposição, pagando somente pelo que usar, sem a necessidade de trocar o recipiente. 

Como o comércio e a indústria utilizam o gás GLP?

Como dito, o gás GLP tem muitas funções para além da cozinha de casa. Nos comércios, ele pode ser usado, assim como nas residências, para o preparo de alimentos e para o aquecimento de água. Já nas indústrias, o uso é ainda mais amplo. O GLP empresarial e industrial serve para:

Por conta do seu custo-benefício, o GLP industrial e empresarial são boas opções que contribuem para a redução de custos nas linhas de produção, tornando-a ainda mais eficiente. 

Quais são as diferenças entre o gás natural e o GLP?

O gás GLP e o GN (gás natural) são bem parecidos no quesito de sustentabilidade, pois ambos fornecem poucos danos ao meio ambiente. Os impactos ambientais do GLP e do gás natural são baixos e os tornam ótimas opções de fontes de energia. Porém, o GLP é mais ecológico, já que não emite poluentes para o meio ambiente.

Porém, para entender qual é a diferença entre um e outro vamos começar pela forma de distribuição de ambos. O primeiro é fornecido por meio de uma rede canalizada, enquanto, o segundo, necessita de cilindros ou utiliza o abastecimento a granel. 

Já na distribuição, o gás natural necessita de componentes específicos para funcionar em um fogão, por exemplo. Se for necessário inverter para GLP, ou vice-versa, é preciso fazer uma conversão específica. Por fim, o GLP é mais eficiente que o gás natural para o seu negócio.

Agora que você já sabe o que é o gás GLP e quais são as suas funcionalidades, tenha essa alternativa no seu negócio e seja cliente empresarial da Copa Energia. Conte com todas as nossas soluções para o seu negócio e aproveite os benefícios!