O sistema de refrigeração é uma tecnologia muito importante. Seu principal objetivo é remover o calor de determinado ambiente, mantendo a temperatura mais baixa. Isso pode ser útil de diversas maneiras, como em indústrias, comércios e em condomínios.

Além de proporcionar conforto térmico, o sistema também é usado para segurança, evitando a proliferação de bactérias e superaquecimento de aparelhos. A Copa Energia preparou um artigo sobre como funciona o sistema de refrigeração e quais são os seus principais componentes. Confira!

Índice:

  • Como o sistema de refrigeração funciona?
  • Quais equipamentos compõem o sistema de refrigeração?
  • Quais são os principais tipos de sistema de refrigeração?

Como o sistema de refrigeração funciona?

O sistema de refrigeração industrial, comercial ou residencial tem como objetivo retirar o calor do ambiente. O principal tipo de sistema faz isso por meio da alteração do estado do fluido refrigerante, que passa do líquido para o gás dentro do aparelho, em um ciclo de compressão e expansão.

Tudo começa quando o compressor do sistema aumenta a pressão no fluido, que é transportado pelo condensador, liberando o calor para o ambiente. Nessa etapa, ele passará do estado gasoso para o líquido. Então o fluido passa pela válvula de pressão do sistema, diminuindo a sua pressão. 

Após essa etapa, o material retorna ao evaporador, onde, enfim, absorverá o calor do ambiente. O processo é o mesmo, seja para sistema de refrigeração de ar-condicionado residencial ou para refrigeração de indústrias. O que mudará é o tamanho e capacidade do sistema. 

Quais equipamentos compõem o sistema de refrigeração?

Além do fluido refrigerante, presente em toda etapa de refrigeração, o sistema conta com equipamentos-chave, como: 

  • compressor: aumenta a temperatura e a pressão do fluido. É responsável por fazê-lo circular pelo sistema;
  • condensador: faz com que o fluido retorne ao estado líquido e libera o seu calor para o ambiente externo;
  • válvula de expansão: o oposto do compressor, age reduzindo a temperatura e a pressão no fluido;
  • evaporador: faz a evaporação do fluido, que retorna ao estado gasoso e absorve o calor do ambiente;
  • filtro: retira partículas e possíveis sujidades presentes no ar.

Quais são os principais tipos de sistema de refrigeração?

Existem diversos tipos de sistemas de refrigeração, mas os mais comuns são:

  • refrigeração por compressão do valor: é um dos mais comuns, funcionando por meio da compressão e condensação de fluido refrigerante;
  • refrigeração por absorção do ar: em uma série de processos mecânicos, o ar é rapidamente comprimento e expandido, absorvendo o calor externo;
  • refrigeração por evaporação: são utilizados líquidos com ponto de ebulição mais baixos. Ao usar o calor de uma fonte externa para se aquecer, ele acaba esfriando a própria fonte. 

Uso de GLP em sistemas de refrigeração

O GLP é um gás versátil e prático, muito utilizado em diversos contextos, como para pasteurização de alimentos, secagem de tecidos e como fonte de energia para diferentes aparelhos e máquinas movidas a gás. 

E quando falamos dos tipos de uso do GLP em indústrias e comércios, o processo de refrigeração também é um deles. Ao utilizar o gás liquefeito de petróleo, você garante economia e melhor desempenho.

Pelo seu alto poder calorífico, o GLP consegue fazer com que o sistema de refrigeração de grande porte funcione perfeitamente, utilizando uma quantidade menor de gás. Portanto, é uma solução eficiente e prática.

Além disso, ao contar com os serviços de GLP da Copa Energia, você também garante profissionais capacitados e preparados, além de atendimento 24 horas.

Copa Energia: GLP para seu sistema de refrigeração

Seja para o GLP empresarial ou GLP industrial, a Copa Energia tem o que é preciso para fazer o seu sistema de refrigeração funcionar de forma eficaz e econômica. 

Está esperando o quê? Venha conhecer mais de nossos serviços e seja um cliente empresarial agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *