O aquecedor a gás é equipamento-chave, seja em estabelecimentos comerciais, indústrias e até em residências domiciliares. O produto tem como principal objetivo esquentar a água, que pode ser usada para cozinha, limpeza ou apenas para um banho agradável. Mas, você sabe como funciona o aquecedor a gás?

Podendo operar com gás GLP, é essencial entender o funcionamento do aquecedor, a fim de fazer uma escolha assertiva na hora de definir o equipamento para o seu negócio. Para saber, de vez, como funcionam os aquecedores a gás e os seus principais benefícios, continue lendo!

Índice:

  • Quais são os tipos de aquecedor a gás?
  • Qual tipo de gás é utilizado no aquecedor a gás?
  • Benefícios e vantagens do aquecedor a gás

Quais são os tipos de aquecedor a gás?

Quando falamos de aquecedor de água a gás, existem dois tipos principais no mercado: o de passagem e o de acumulação. 

Saber as diferentes modalidades ajudará a entender como funciona o aquecedor a gás. Entenda as diferenças entre eles!

  • Aquecedor de passagem: o gás aquece a água aos poucos, conforme ela circula pelo aquecedor. Nesse caso, a água quente não é acumulada, sendo ofertada de forma contínua, conforme a demanda. 

Essa é uma alternativa vantajosa, principalmente em casos de instalação de gás em condomínio ou grandes comércios, que precisam de uma quantidade maior de água aquecida. 

  • Aquecedor de acumulação: já nesse tipo de aquecedor, a água quente é acumulada em um tanque. A chama permanece acesa constantemente, deixando a água sempre aquecida. Pode ser uma opção interessante para demandas menores, mas frequentes ao longo do dia.

Para escolher o aquecedor ideal, é preciso levar em conta se é o caso de gás de apartamento ou se é uma instalação de maior consumo. Os especialistas da Copa Energia poderão indicar o mais adequado para as suas necessidades. 

Qual tipo de gás é utilizado no aquecedor a gás?

Agora que você sabe como funciona um aquecedor a gás, vale entender também as diferenças entre os gases utilizados no aparelho. O aquecedor pode ser movido a GLP ou a GN. Confira mais informações sobre cada um deles:

  • aquecedor a gás GLP: muito utilizado na instalação de sistema de gás para restaurante, comércios e indústrias, o gás liquefeito de petróleo também pode ser usado no aquecedor a gás. É uma opção prática, de alto poder calorífico, que chega até em regiões de difícil acesso;
  • aquecedor a gás GN: apesar de ser uma opção muito utilizada, há algumas desvantagens. A primeira é que o GN não tem fácil acesso a todas as regiões do Brasil. Ele também não possui o mesmo poder calorífico do GLP, necessitando de maior queima de gás e, consequentemente, gerando mais gastos. 

Benefícios e vantagens do aquecedor a gás

Além de saber mais sobre o aquecedor de gás, como funciona e os principais gases utilizados no aparelho, é fundamental entender os benefícios e vantagens que o equipamento pode trazer para o dia a dia do seu negócio. Alguns dos principais estão:

  • economia de energia elétrica;
  • no caso do GLP, há ainda a economia no uso do gás;
  • a água pode atingir temperaturas mais altas — no GLP, principalmente;
  • o aquecedor a gás proporciona maior volume de água aquecida;
  • ele é ideal para abastecer diferentes pontos da casa ou do seu comércio;
  • o aparelho evita riscos de choques e curtos elétricos;
  • a vida útil do aquecedor a gás é maior do que a do elétrico.

Quer aproveitar todas as vantagens do aquecedor a gás GLP? Entre em contato com a Copa Energia e confira algumas de nossas soluções para a sua empresa ou indústria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *