Cozinheiro preparando um hambúrguer

Montar uma hamburgueria requer uma série de estratégias, como acertar na precificação de hambúrguer, além de muita dedicação para que ela seja um sucesso e retorne os frutos esperados.

Tão importante quanto toda a construção do seu negócio, são os preços do cardápio, que devem ser bem estruturados, uma vez que os lucros dependerão diretamente desse processo.

Confira algumas dicas para saber precificar os itens da sua hamburgueria.

Como calcular o valor de um hambúrguer?

Você pode utilizar algumas técnicas de precificação para saber quanto custa fazer um hambúrguer e por quanto você deve vendê-lo. Continue a leitura!

Pense de forma simples

Cozinheiro preparando um hambúrguer
iStock.com/izikMd

Uma equação simples pode te ajudar a ter uma ideia do custo de um hambúrguer para venda:

  • custos + despesas + lucros = preço de venda

Para calcular o valor do hambúrguer, você deve considerar os custos com os ingredientes, como fornecedores e mão de obra, além das despesas fixas como funcionários, eletricidade, água e gás. Também entram nessa conta possíveis parcelamentos de equipamentos.

Para isso listamos aqui o preço médio dos principais ingredientes para fazer um hambúrguer:

  • Pão de hambúrguer (unidade): R$ 1,00 a 2,00
  • Carne bovina (150g): R$ 3,50 a 7,00
  • Queijo (fatia de cheddar): R$ 0,70 a 1,50
  • Alface, tomate e cebola: R$ 0,50 a 1,00
  • Molhos (maionese, ketchup, mostarda): R$ 0,30 a 0,50

O custo médio dos ingredientes para um hambúrguer simples fica em torno de R$ 6,00 a R$ 10,00.

As despesas variáveis incluem os gastos relacionados à venda, como impostos, comissões e taxas de cartão. Além disso, devem ser considerados os lucros, que são o retorno financeiro além dos custos e despesas, bem como a reserva de capital para futuras expansões ou melhorias.

 

Faça uma precificação de hambúrguer estratégica

Os pratos mais famosos da sua hamburgueria podem ser encaixados na precificação estratégica, que prevê uma margem de lucro maior.

Alguns empreendedores acreditam que esses itens devem custar até cinco vezes mais do que a soma de custos e despesas deles próprios. Isso porque os carros-chefes do cardápio tendem a ser mais consumidos.

Porém, é preciso ter cuidado com a barreira de preço, ou seja, o teto que seus clientes estão dispostos a pagar.

Nesse aspecto, é importante que você saiba os perfis de clientes que atende. Atualmente, existem muitas opções para diversificar a sua hamburgueria, como oferecer um cardápio vegetariano.

Use o markup em relação à precificação do hambúrguer

Muitos empreendedores preferem usar o markup, que é um índice multiplicador, para precificar os hambúrgueres e outros itens do cardápio. O markup ajuda a definir o preço de venda a partir dos custos e despesas.

Veja, em etapas, como utilizar essa técnica:

  • identifique o percentual de despesas variáveis correspondente a cada item vendido;
  • identifique o percentual de despesas fixas correspondente ao período para cada item ser produzido;
  • defina o percentual de lucro pretendido em cada item.

Atenção: é importante ressaltar que a margem de lucro sobre o preço de venda não deve ser maior que 100%. E, claro, nem todos os itens do cardápio devem seguir a técnica do markup.

É preciso saber balancear os preços, compará-los com possíveis concorrentes e avaliá-los para ter certeza de que são justos!

Qual o custo para fazer um hambúrguer artesanal?

É importante esclarecer que o custo médio de um hambúrguer artesanal é diferente do custo do comum. Além da qualidade dos ingredientes, existe o custo com o trabalho para a produção.

Por ser um produto diferenciado, o seu preço também precisa se adequar a uma outra realidade. Considere isso para precificá-lo corretamente.

Como economizar na precificação de hambúrguer?

A melhor forma de economizar é reduzir desperdícios. Isso inclui acertar na instalação de gás para a hamburgueria, retirar itens que dão prejuízo do cardápio e evitar taxas altas de aplicativos de entrega. 

Certamente, você sabe que a cozinha é o coração do seu negócio e a escolha da fonte energética adequada faz toda a diferença, não é mesmo?

Ah e não se esqueça do seu pró-labore (salário). Trabalhar de graça não é economia na precificação de hambúrguer, mas prejuízo, ok?

Ficou interessado em saber mais sobre as opções de economia em relação à estrutura do seu negócio? Confira os artigos:

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Crédito imagem de capa: iStock.com/LordHenriVoton

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