A cada cinco anos, é necessário  trocar a válvula do botijão de gás, e precisa ter o selo do INMETRO. Essa ferramenta, encontrada na parte superior, é responsável por regular a liberação do gás para aparelhos como fogões e aquecedores, evitando vazamentos. 

Portanto, garantir que ela esteja dentro da validade e em pleno funcionamento é fundamental para manter a segurança. Confira, a seguir, o passo a passo para realizar a troca e contar com uma válvula do botijão de gás em boas condições, sem desgastes ou danos. 

Índice:

  • Como trocar a válvula do botijão de gás?
  • Quando trocar a válvula do botijão de gás?
  • Cuidados ao trocar a válvula
  • Copa Energia: assistência técnica 24h

Como trocar a válvula do botijão de gás?

Como dito, é a válvula que regula a saída do GLP para os aparelhos que funcionam à base de gás. Para realizar a troca, é preciso retirar a peça antiga e instalar a nova. Mas, afinal, como tirar a válvula do botijão de gás? Veja como realizar todo o processo em sete passos simples:

  1. feche completamente o registro de gás, para evitar acidentes;
  2. desenrosque a borboleta (a rosca na base da válvula) do botijão;
  3. desenrosque o parafuso da abraçadeira e retire a válvula antiga;
  4. encaixe a nova válvula na abraçadeira;
  5. a válvula, certificando-se de que ela está bem presa;
  6. coloque a válvula no botijão e enrosque a borboleta;
  7. abra a passagem do gás e certifique-se de que não há vazamentos.

Se você quer saber como tirar a válvula quebrada do botijão de gás, saiba que o processo é o mesmo — tomando cuidado para evitar vazamentos. Em caso de dúvidas, conte com os profissionais capacitados da Copa Energia, que estão sempre à disposição.

Quando trocar a válvula do botijão de gás?

Existem alguns sinais importantes que indicam que está na hora de trocar a válvula do botijão. Confira, a seguir, os principais:

  • a válvula antiga já passou da validade;
  • você notou a válvula do botijão vazando;
  • tem dificuldade em abrir ou fechar a válvula;
  • notou desgastes ou danos, como rachaduras na peça;
  • sentiu cheiro de gás, mesmo com a válvula fechada;
  • é possível ouvir chiado no registro de gás.

Se notar algum desses sinais, é essencial realizar a troca da válvula imediatamente para garantir a segurança da sua casa ou estabelecimento.

Cuidados ao trocar a válvula
Agora que você já sabe o que fazer quando a válvula do botijão está vazando ou fora da validade, fique ligado nas principais dicas de cuidados para manter a segurança durante toda a troca de válvula do botijão!

  • Atente-se às regras. Siga todas as normas e regulamentações indicadas pelo fabricante e busque instruções de seguranças para o manuseio de aparelhos a gás.
  • Certifique-se de que o gás está desligado. É fundamental fechar todas as passagens e registros de gás antes de começar a manusear o botijão.
  • Faça a troca em local adequado. Uma boa dica é realizar a troca da válvula do botijão em ambientes ventilados e longe de faíscas ou qualquer fonte de chama. Assim, diminuem-se os riscos de acidentes.
  • Utilize ferramentas adequadas. Use apenas ferramentas indicadas e garanta que a nova válvula é certificada pelo INMETRO. Em alguns passos, você deve usar apenas as mãos, já que parafusadeiras e outros itens podem danificar o botijão.
  • Cheque constantemente por vazamentos após a troca. Fique atento a odores ou barulhos que possam indicar que o gás está vazando.

Vale ressaltar que a segurança do GLP é conhecida no mercado, porém, como em qualquer situação que envolve o manuseio de gás, é imprescindível respeitar as normas de segurança. 

Copa Energia: assistência técnica 24h

Se precisar de ajuda para trocar a válvula do seu botijão ou tiver dúvidas sobre o processo, a Copa Energia oferece uma série de soluções, além de sistema de assistência técnica 24h, pronto para atender às suas necessidades. Seja cliente empresarial e conte com uma equipe qualificada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *