Sustentabilidade como o caminho para a energia do futuro

Nossa aspiração é liderar as mudanças da matriz energética, do Brasil para o mundo, a partir de soluções sustentáveis, confiáveis e que tragam resultados sólidos.

Ciente das implicações das mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global, a Copa Energia busca se adequar às novas necessidades globais quanto ao fornecimento de energia segura, acessível e em escala apropriada. A sustentabilidade ambiental, social e de governança pavimentam este caminho na empresa.

Tem alguma dúvida, elogio, crítica ou sugestão? Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]

A ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE DA COPA ENERGIA

Pilares estratégicos de atuação

Ética e
governança

Cultivar relações éticas e transparentes com todos os stakeholders e manter as melhores práticas de governança corporativa.

Foco no
cliente

Fazer a nossa energia chegar todos os dias de forma segura e acessível ao maior número possível de clientes.

Nossas
pessoas

Criar um ambiente seguro, diverso, inclusivo e de desenvolvimento contínuo para os nossos colaboradores.

Cadeia de
valor

Promover uma gestão responsável da cadeia de valor, integrando critérios ESG na relação com os nossos parceiros de revenda.

Meio
ambiente

Entregar soluções em energia de baixo carbono e mitigar os impactos ambientais da nossa operação.

Em sinergia com as melhores práticas do mercado, a Copa Energia realizou um amplo trabalho de pesquisa e reflexão para obter os 5 Pilares estratégicos de sustentabilidade. Esses pilares possuem os direcionadores estratégicos que pautam o desenvolvimento de metas e projetos de curto, médio e longo prazos, são baseados na ciência e promovem a participação de todos os stakeholders do negócio (incluindo clientes, investidores, fornecedores, colaboradores, governos, especialistas e outros).

Compromissos ESG voluntários da Copa Energia

O que é ESG?

A sigla ESG (Environmental, Social and Governance, em inglês) ou ASG (Ambiental, Social e Governança) faz referência a uma necessária resposta das empresas frente aos desafios da sociedade contemporânea. Diz respeito à integração da geração de valor econômico à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Ou seja, é uma forma das empresas mostrarem responsabilidade e comprometimento com o mercado em que atuam, com seus consumidores, fornecedores, colaboradores e investidores.

A fim de afirmar nossos compromissos internos, a Copa Energia se compromete com diversas entidades nacionais e mundiais. Conheça:

GRI Global Reporting Initiative

GRI é a organização internacional independente que ajuda empresas e outras organizações a assumirem a responsabilidade por seus impactos, fornecendo-lhes a linguagem comum global para comunicar tais consequências.

Instituto Ethos

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

Pacto Global da ONU no Brasil

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003 e hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1,5 mil membros. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.

GHG Protocol

O Programa Brasileiro GHG Protocol foi criado em 2008 e é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e pelo desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Programas internos de sustentabilidade